quinta-feira, 28 de abril de 2011

Situação Atual da Acessibilidade para Deficientes na Web


Em uma era tecnológica, os avanços e melhorias que ocorrem na web são ilimitados. Mas muitos acabam deixando de lado a igualdade em oportunidades que deve ser oferecida a todos, incluindo aos deficientes. Há alguns anos, novas tecnologias e softwares vêm possibilitando o que antes se via impossível para eles: a acessibilidade na web. Com isso, não surge apenas uma chance de navegar sites, mas abre portas a novos meios de aprendizagem e exploração do conhecimento para milhões de pessoas.
Hoje podemos encontrar essas tecnologias sendo usadas em vários setores como o ensino, o entretenimento e a comunicação. São livros auditivos, faculdades que oferecem auxílios tecnológicos para aprendizagem, websites com recursos que facilitam na usabilidade e muito mais.
Essas tecnologias incluem funções como por exemplo, deixar a página ajustada ao aumento das letras em todo o site sem que este se desconfigure, habilitar todas as funções do site através do teclado, leitores de tela que informam em áudio tudo que esta escrito na pagina para deficientes visuais, descrição em texto de imagens para deficientes autidivos, e mais outras que facilitam a navegação em maneiras diferentes.
Mas mesmo com este avanço, ainda há muita falta de aplicação destes sistemas e tecnologias. Hoje, deficientes tem sim a possibilidade de acessar a internet, mas de uma maneira limitada já que a porcentagem de sites que oferecem acessibilidade a eles é pequena.
Em uma pesquisa, foi observado que apenas 5% das 100 companhias avaliadas em relação a influencia nas vendas mundiais cumprem as normas de acessibilidade na web para usuários com deficiências. Este numero mostra como ainda há muito o que melhorar nesta área. Mostra que mesmo havendo muitas novas formas de facilitar este acesso na web, nem sempre é levado em consideração.

VIDEO


Um video que demonstra a dificuldade no dia-a-dia de um deficiente auditivo.

http://www.youtube.com/watch?v=WhgJ8ly40kU&feature=player_embedded#at=70

Tecnologias auxiliares


As tecnologias que auxiliam a acessibilidade incluem teclados especiais que por exemplo, soam em áudio o que esta sendo digitado, a ferramenta de aumentar o tamanho da pagina ou texto, a leitura de textos e imagens em áudio, as mudanças de cores nas fontes para daltónicos, e também utensílios como teclados moveis para facilitar na comunicação do dia-a-dia de deficientes.

um exemplo é o teclado portatil que ajuda na comunicação:
http://www.indiana.edu/~iuadapts/technology/hardware/keyboards/alphasmart.html

Site com oportunidades para deficientes..


Nele, encontramos possibilidade de busca de empregos, auxilio na construçao de curriculo, e oferece todos os tipos de informações e serviços para deficientes.

www.deficienteonline.com.br

Curiosidades e inovações


Com os avanços tecnologicos, novos meios de entretenimento e oportunidades de acesso para deficientes vem aumentando. Temos aqui como destaque audiolivros, e tecnologias da Apple em seus itens.

Audiolivros:
http://www.universidadefalada.com.br/audiolivro/audiolivro-literatura-infanto-juvenil-infantil.html

Apple:
http://www.apple.com/education/special-education/

Os direitos de portadores de deficiências na web


Acessibilidade para Deficientes - Adaptações e Normas de acessibilidade para deficientes. A Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE, é o órgão de Assessoria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pela gestão de políticas voltadas para integração da pessoa portadora de deficiência, tendo como eixo focal a defesa de direitos e a promoção da cidadania.

saiba mais através dos sites:
http://www.deficienteonline.com.br/acessibilidade-para-deficientes-adaptacoes-e-normas___1.html
http://www.ibc.gov.br/?itemid=86

Entrevista com deficiente Visual


Neste vídeo, poderemos ver como um deficiente visual acessa a internet, e teremos uma opinião pessoal dele e como que esta acessibilidade afeta a vida dele de maneira positiva.

http://www.youtube.com/watch?v=f64MRzCTusQ